Av. Pinheiro Machado, nº. 451, Fragata

Pelotas - RS, 96040-500, Brasil

Tel: (53) 3221-0683

Sobre o dia 31 de outubro

O dia 31 de outubro carrega diferentes celebrações. Halloween ou bruxas, Saci Pererê, proclamação do Evangelho e Reforma Luterana. Tudo isso num dia só!!

Em poucas palavras, um pouco sobre cada uma:

Dia das Bruxas ou, Halloween: festa pagã originada entre o antigo povo celta, a mais de dois mil anos. Surgiu devido a crença de que no último dia do verão daquele hemisfério os espíritos saíam dos túmulos para amedrontar os vivos. Então era preciso ‘espantar’ estes com objetos assustadores. Nos Estados Unidos esta data foi encampada com muito sucesso e, como de costume, o comércio se aproveitou bastante.

Dia do Saci: esta data, instituída em 2005, foi criada aqui no Brasil para fazer um contraponto à festa de Halloween. A ideia era resgatar aspectos da cultura brasileira ao invés de imitar festas de outros povos.

Dia da Proclamação do Evangelho: esta data, instituída em janeiro de 2016, não tem nada a ver com o dia das Bruxas, nem com o Saci. Ela foi criada para enfatizar a tarefa das igrejas cristãs em tempos de violência e crise de valores. A escolha da data teve como justificativa a comemoração do dia da Reforma Luterana.

Dia da Reforma Luterana: a data lembra em todo o mundo o movimento, acontecido no século XVI, de redescoberta da verdade bíblica a respeito do amor de Deus, revelado em Jesus Cristo. Seu principal líder foi Martinho Lutero que, junto com outras pessoas, foram usadas como instrumentos para novamente colocar a Palavra de Deus ao alcance do povo. O movimento da Reforma também deu forte ênfase ao ensino secular, criação de escolas e universidades.

Estas diferentes comemorações no dia 31 de outubro parecem não ter nada a ver uma com a outra. No entanto pode haver um ponto de contato: o medo do ser humano. Principalmente o medo da morte, do pós-morte, de possíveis ‘fantasmas’, e por aí vai. Cremos que somente em Jesus Cristo temos a real proteção, também dos medos que afligem o ser humano. Ele, Jesus, disse várias vezes para não termos medo. E isto é real. Não é lenda. Não é tentativa de auto-ajuda; mas pelo contrário, é a ALTO-ajuda, pois vem de Deus.

Cremos que pela morte e ressurreição de Jesus, temos paz com Deus. Por tudo isso a Escola Luterana Emanuel, ao completar no dia 30 de outubro seus 31 anos, reforça sua filosofia cristã em oferecer esta proposta de paz que, acreditamos, está firmada unicamente em Jesus Cristo, nosso Salvador.

Jesus disse em João 8. 31: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

 

                                                                                                                                                                                                                                      Arnildo Münchow – Pastor Capelão.

Hora Luterana - Palavra do Dia
00:00 / 00:00

Hora Luterana

 Utilizar todos os meios de comunicação para apresentar a mensagem da salvação em Cristo.

Hora Luterana.jpg

Deus, o Pai superpaciente

Este quadro é uma metáfora que descreve bem nosso Pai celeste. Na verdade, a história que está registrada em 2Samuel 7 é um retrato do Deus como aquele pai, um pai superpaciente torcendo por seu filho.

Deus enviou uma mensagem para Davi através do profeta Natã, uma promessa de que Deus iria estabelecer e abençoar a família de Davi. Nosso Pai celeste estava pronto para ficar ao lado de Davi. Estava disposto a dar um filho sucessor a ele. Estava disposto a amar e disciplinar Davi e seu filho. Algo semelhante Deus faz para você e para mim.

Deus poderia ter ido a outro lugar para encontrar um desempenho melhor do que nós, seus filhos, podem apresentar? Sim. Mas Deus nos incentiva. Ele fica pacientemente do nosso lado enquanto aprendemos, lutamos e nos queixamos. Ele comemora cada vitória conosco. E sua superpaciência é sempre certa.

O texto desta reflexão foi extraído da Bíblia do Papai, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, na versão digital.

            A Escola Emanuel é uma escola confessional cristã. Por isso tem como um de seus objetivos o de levar aos alunos, professores, funcionários e todas as famílias um testemunho cristão e uma proposta de paz, alicerçada na Palavra de Deus.

             Neste espaço a Capelania Escolar quer trazer a você um recado sobre o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo. Esperamos ajudar você a refletir sobre a importância da Palavra de Deus em todas as situações da vida.

               Estamos à disposição para qualquer necessidade ou uma simples visita para uma conversa.

        Desejamos a todos um bom ano, junto com a equipe Emanuel.

Com carinho, Pastor Arnildo Münchow

Capelão Escolar.

Whatsapp: 051 99678-8497

E-mail: capelania@escolaemanuel.com.br

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3. 20

     

     Talvez você tenha nascido em um ambiente totalmente desprovido do temor devido a Deus. É possível que você tenha sido criado solto, sem qualquer rédea ou freio. Ou sem a ideia de um Deus sábio e bom que sustenta e governa as coisas criadas. Pode dar-se o caso extremo de você ter aprendido a chamar de bom o que é ruim e de ruim aquilo que é bom. Pode ser que você tenha ouvido sobre Deus algo que na verdade não é real, tipo ele ser um senhor vingativo, cruel e que está aí para punir somente. Quem sabe você teve uma experiência negativa em relação a igreja, sendo até enganado por falsas promessas e atitudes cruéis por parte de “pregadores” do evangelho.

        Se você não tem esperança alguma, se tudo é destruição completa, abra um compartimento qualquer de sua mente para o amor de Deus. A força do amor de Deus é tão grande que vai alargar essa pequena abertura, vai derrubar preconceitos e ajudar a lidar com os traumas e as inquietações da vida.

   Não se considere invencível. Nem se considere irremediavelmente perdido. Não se considere abandonado por Deus. As palavras do texto bíblico acima mostram exatamente quem é Jesus Cristo: o Deus gracioso que quer de fato morar em nosso coração.

         Quando caminhou por este mundo, Jesus acolheu muitos que, para a sociedade da época, eram desajustados e descartáveis. Jesus é o amor feito ser humano. A proposta dele é de perdão e paz. Através da Bíblia temos esta proposta à nossa disposição.

             Abra uma fresta para que a luz do céu entre e inunde o seu ser.

Extraído do devocionário: Cuide das raízes, espere pelos frutos, p. 92.